Por Onde Andamos em Novembro

Instituto Caminhabilidade
6 min readDec 2, 2020

--

No mês marcado pela perda violenta de uma colega de luta, foi necessário recolhimento, regeneração e ação

Marina, presente!

A dor da perda da Marina não vai passar. Não aceitamos viver em cidades, com políticas, espaços e governantes que naturalizam os assassinatos diários de pessoas que estão simplesmente se deslocando ou usufruindo pelos espaços públicos da cidade. Em São Paulo, de acordo com os do Relatório de Acidentes da CET de 2019, 28 pessoas são mortas por mês atropeladas caminhando e cerca de 3 pessoas por mês, pedalando. Essa violência é inaceitável, esse modelo de cidade é inaceitável! Foi dessa forma banal, premeditada e evitável, que a vida da Marina Harkot foi interrompida no início do mês. Ela que esteve e estava lado a lado com nossa visão e crença de cidade e até mesmo em espaços importantes de fala. Ela, que pesquisava cidades mais equitativas e conectava pessoas. Nenhuma morte no “trânsito” é aceitável. Indicamos sua dissertação de mestrado e convidamos que também não aceitem e não se conformem com as nossas cidades.

5 anos Paulista Aberta

Dando continuidade aos encontros em comemoração aos 5 anos da Paulista Aberta, que estamos realizando em parceria com o SESC Av Paulista, em novembro tivemos mais 3 diálogos muito importantes e motivantes sobre: “Representar a avenida”, “Abrir a avenida como respiro para os parques”, “Haverá Paulista Aberta? Qual o futuro próximo?”.

Ainda teremos mais um encontro no domingo 13/12 às 16h no YouTube do SESC Av. Paulista com o tema “Se deslocar e mover na Avenida Paulista”. Você também pode assistir a todos os encontros acessando a playlist:

bit.ly/5anospaulistaaberta

Avaliação intervenção Ladeira Porto Geral

Faz um mês desde que realizamos a ampliação da calçada da Ladeira Porto Geral em parceria com a CET-SP e o Instituto Aromeiazero e como balanço fizemos uma análise das condições de caminhabilidade antes e depois da ação.

Você sabia que com essa ação a área para caminhar aumentou 40%? Leia o relatório completo aqui!

Publicação ISSUU Paulista Lab

Publicamos o primeiro relatório de análises feitas no Paulista Aberta Lab, etapa que observou as alterações nas fachadas na escala da rua. Esse estudo foi feito por meio de um processo de oficinas junto a pessoas com formações e conhecimentos diversos, realizado em janeiro e fevereiro de 2020, antes que o período de isolamento social iniciasse.

O Paulista Aberta Lab é um laboratório de análises e experimentações a partir do espaço e dinâmicas da Paulista Aberta para estudar e divulgar como o projeto transformou e transforma as dinâmicas urbanas e a vida na cidade.

Leia o relatório aqui !

Publicação ISSUU Curitiba

Em 2019 realizamos o Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero (leia a publicação aqui) na cidade de Curitiba, em parceria com o coletivo Metrópole 1:1. Agora, em novembro, publicamos os resultados e análises da aplicação do mesmo Índice para conhecimento público que você pode ler clicando aqui.

Ambas publicações são passos para traçar políticas públicas equitativas, participativas e inclusivas e que pautem incidências no meio urbano que acolham e estimulem a presença de mulheres e meninas baseadas em suas perspectivas.

Oficina Jardim Gaivotas Mobilidade Urbana

Estamos participando do projeto “Para Onde Vamos? Por uma agenda de mobilidade nas periferias de São Paulo” do Jardim Gaivotas — na Península do Cocaia no extremo Sul da cidade, região onde cerca de 50% dos deslocamentos diários são realizados exclusivamente a pé de acordo com a OD 2017.

Nós visitamos o local e realizamos a oficina participativa online em que colaboramos com o diagnóstico, apresentação e avaliações sobre o território, do projeto que está contemplando mais 3 territórios. O projeto é coordenado pelo IABSP e o Instituto Aromeiazero com apoio da 99 Táxi.

Participação Projeto de Extensão Paulista Aberta

A Leticia participou de uma bate papo com o professor Vasco Caldeira e seus alunos da Universidade São Judas, para contribuir com o projetos de extensão sobre a Paulista Aberta.

Sempre estimulamos e buscamos colaborar com iniciativas acadêmicas que apoiam avaliações de projetos e observação de políticas públicas urbanas e da cidade, além de ser inspirador ver os desdobramentos de aprendizado proporcionados pela Paulista Aberta.

Etapa 2 da Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia

Concluímos a etapa 2 da pesquisa para avaliar se e como os moradores da cidade de São Paulo têm mudado a sua relação com os espaços públicos na pandemia com a reabertura parcial das atividades.

A pesquisa complementa a etapa 1 realizada em maio de 2020 e nosso objetivo e do coletivo Metrópole 1:1 é entender o impacto da pandemia na relação das pessoas com a cidade, nas diferentes fases.

Em breve lançaremos os relatórios de ambas as etapas de pesquisa. Fique atento a nossas redes sociais.

Eleições Municipais 2020

A Rede Clima e Mobilidade continuou atuante ao longo do mês para colocar as propostas de mobilidade das candidatas e candidatos de São Paulo em termómetros e fazer análises. Agora já temos a composição das pessoas que irão ocupar os cargos legislativos e executivo nos próximos anos e vamos dar início ao relacionamento e incidências por cidades mais caminháveis!

Artigo sobre Caminhabilidade e Pandemia na Revista MONU

Recebemos a revista holandesa MONU que tivemos a honra de colaborar com o artigo A situação da pandemia pode gerar cidades caminháveis? (Can the pandemic situation generate walkable cities?). Onde contextualizamos como a Pandemia colocou a falta de caminhabilidade nas grandes cidades em evidência, tem suscitado soluções ao redor do mundo, mas como as soluções para cidades européias e latinoamericanas mudam em complexidade uma vez que a nossa distribuição espacial segregadora é bastante mais desafiadora. Concluímos em um tom otimista sugerindo que é o momento de fazer um pacto global por cidades caminháveis!

Planejamento 2021

2020 foi um ano de muitos desafios, muita resiliência e bastante movimento. Com a chegada de dezembro nós já iniciamos nosso planejamento para o ano de 2021 para entrar no ano caminhando com passos firmes! Assim como iniciamos o balanço deste ano que virá a conhecimento em breve.

Assine a nossa newsletter no WhatsApp! Mande um “oi” para:

bit.ly/oisampape

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática