Por onde Andamos em Outubro

O mês passou voando — ou melhor, correndo!

Image for post
Image for post

Mês a pé para a escola
Apoiamos a organização Caminha Rio na campanha “Mês a pé para a escola”, publicando em nossas redes sociais reflexões sobre a importância do deslocamento a pé para a educação de crianças e adolescentes.

Mobilidade Ativa nas Eleições
Trabalhamos muito durante as eleições e ainda estamos fazendo o balanço sobre os resultados da campanha que buscou promover a Mobilidade Ativa na pauta eleitoral. Aqui em São Paulo, foram eleitos 9 parlamentares comprometidos com a Mobilidade Urbana Sustentável.

Alguns dos resultados da Semana do Caminhar 2018

Balanço Semana do Caminhar — 8 de outubro
Lançamos o balanço dos resultados da Semana do Caminhar de 2018. Ao todo, participaram da Semana 32 organizações de 10 cidades de diferentes regiões do Brasil!

Image for post
Image for post

Nós no blog SP a Pé — 10 de outubro
Participamos de um artigo ótimo no blog SP a Pé, do Urban Taste/UOL, sobre cidades caminháveis!

Leticia apresenta projetos do SampaPé no Walk21 em Bogotá

Walk21 em Bogotá — 15 a 19 de outubro
Participamos do evento global mais importante de caminhabilidade, que aconteceu pela primeira vez na América do Sul! A Leticia esteve por lá apresentando 4 projetos e ainda participou de duas reuniões com redes internacionais de organizações da sociedade civil que trabalham com mobilidade a pé. Resumimos em um texto e um vídeo os principais destaques do Walk21. Confira!

Evento Qualidade do Ar nos Centros Urbanos — 17 de outubro
A WRI Brasil promoveu um evento com pessoas e organizações de todo o Brasil para debater como melhorar a qualidade do ar nos centros urbanos. A Ana Carolina participou de um painel para discutir como as organizações ativistas atuam em relação ao tema e falou da importância do apoio à mobilidade ativa na redução da poluição ambiental.

“Pessoas ou Carros?” no Instagram — 22 de outubro
A Smarty Talks, produtora da websérie “Pessoas ou Carros?”, sobre a Paulista Aberta, lançou uma versão mais curta do vídeo para Instagram.

#AtivismoSim — 17 de outubro
Junto a 3 mil organizações brasileiras, assinamos nota de repúdio à declaração do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, de que iria “botar um ponto final em todos os ativismos do Brasil”. Somos uma organização que nasceu do ativismo e acreditamos que, quando um segmento ativista está ameaçado, toda a sociedade democrática está ameaçada — e, consequentemente, não temos como melhorar as cidades sem atividades democráticas. Confira a nota na íntegra.

Premia Sampa! — 24 de outubro
Somos finalistas do Premia Sampa, o prêmio de inovação da Prefeitura de São Paulo, na categoria “inovação aberta”, com o projeto Sentindo nos Pés. No dia 27 de novembro vamos apresentar nossa iniciativa para a comissão julgadora. Dedos cruzados!

Plano de Segurança Viária
A Prefeitura de São Paulo começou uma série de audiências públicas nas subprefeituras para discutir com a população ações para reduzir as mortes no trânsito. A Ciclocidade e a Cidadeapé estão desenvolvendo uma campanha para estimular cidadãs e cidadãos a cobrar ações mais efetivas do poder público. Confira o calendário de audiências e veja como está a segurança de pedestres e ciclistas na sua região.

VEM AÍ…

5º ENBA — 14 a 18 de novembro
Vamos participar da 5ª edição do Encontro Nacional do Bike Anjo, em Belém-PA! Na terça às 16h00 a Ana Carolina vai ministrar a oficina “Sentindo nos Pés — colocando as autoridades para se mexer na cidade”, para falar sobre nosso projeto de advocacy empático.

Passeio na Bixiga com SESC Paulista — 20 de novembro
Mais uma chance de conhecer o Bixiga conosco! Participe do passeio a pé “As Muitas Mãos Que Fizeram o Bixiga”, promovido em parceria com o SESC Paulista. Veja mais informações aqui.

Curso sobre mobilidade no SESC Paulista — 21 e 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro
Vamos ministrar o curso “Mobilidade Urbana e a Experiência da Paulista Aberta”, em quatro encontros às quartas à noite no SESC Paulista. Inscreva-se já, será grátis e está imperdível!

Passeio a Pé Desenhando as Janelas de Higienópolis — 24 de novembro
Em parceria com a Nara Rosetto do projeto Janelas de SP, vamos caminhar por Higienópolis, conhecendo e retratando o bairro através de suas janelas. Para pessoas de todas as idades que já desenham ou querem experimentar este olhar cuidadoso com a cidade. Reserve seu ingresso!

Mulheres Caminhantes — 24 e 30 de novembro
Nesses dois dias, serão feitas intervenções nos arredores do terminal Santana, na Zona Norte de São Paulo, para chamar a atenção para a segurança e conforto dos pontos de ônibus, a partir da perspectiva de meninas e mulheres.

Passeia Jardim Nakamura! — 7 e 8 de dezembro
Nos dia 7 e 8 de dezembro faremos o mutirão para implementar a placas do roteiro a pé no Jardim Nakamura, bairro do extremo sul de São Paulo em projeto realizado junto com o COURB.

Blog Cidade pelos Pés
Iniciamos um blog no site da CartaCapital. Confira a primeira postagem aqui.

Obrigada por nos acompanhar e até o próximo mês!

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store