Por onde andamos em Março

Foi um mês agitado e difícil, mas nos inspiramos na força exalada pelo mês das mulheres e trabalhamos muito — até fora de São Paulo!

Nosso #8M
8 de março não é uma data qualquer para nós: o SampaPé! É uma organização liderada por duas mulheres que acreditam que as cidades precisam ser igualmente caminháveis para homens e mulheres. Tivemos, portanto, vários momentos especiais nessa data.

Imagem divulgada no nosso post em homanagem ao #8M

Nossa homenagem
Fizemos um post especial explicando como a luta pela igualdade entre os gêneros está intrinsecamente ligada à luta por cidades mais justas e sustentáveis.

Coalizão de Mulheres pela Mobilidade Sustentável
Nossas parceiras da WRI Brasil publicaram um vídeo muito especial refletindo sobre o que é ser mulher na cidade e contando um pouco do projeto do qual participamos com as mulheres da Zona Norte de São Paulo.

Paulista Aberta: mulheres mudando a cidade
Nossa colega mexicana de ativismo peatonal, Acoyani Adame, esteve em janeiro em São Paulo e bateu um papo conosco sobre o processo de abertura da Paulista aos domingos. Ela, que está fazendo mestrado sobre urbanismo e gênero em Santiago do Chile, relata a conversa em um texto em seu blog.

Reunião na Câmara Temática de Mobilidade a Pé
Como fazer política também é coisa de mulher, estivemos na Secretaria Municipal de Mobilidade participando da reunião mensal da Câmara Temática de Mobilidade a Pé. O tema dessa vez foi o novo decreto do padrão de calçadas. Confira o vídeo-resumo.

5 impactos da nova rede de ônibus de SP sobre a mobilidade a pé — 13 de março
As redes sociais foram tomadas pelo debates (e alguns boatos) sobre as mudanças que vão acontecer na rede de ônibus municipais. Nesse artigo no Blog SampaPé no Mobilize, apontamos um tema que passa quase despercebido nas discussões — como essas mudanças podem afetar os deslocamentos a pé?

Vídeo da conversa andante na 23 de maio — 14 de março
O pessoal do Caminho Mobilidade Ativa publicou esse vídeo lindo mostrando como foi o passeio pela 23 de Maio aberta para as pessoas, durante o carnaval.

O pessoal que caminhou conosco no FSM2018

SampaPé! No Fórum Social Mundial em Salvador — 14 de março
Marcamos presença na capital baiana com uma atividade no FSM para debater o direito ao caminhar como direito à cidade. Não ficamos só na conversa e saímos para caminhar e colar lambes nas ruas. Confira as fotos e as reflexões sobre a atividade.

Sentindo nos Pés em Salvador — 16 de março
Aproveitando nossa passagem por Salvador, gravamos o primeiro Sentindo nos Pés fora de São Paulo. A participante foi a diretora de resiliência da prefeitura municipal, Adriana Campelo, e a atividade contou com o apoio de Érica Telles, ativista do Mobicidade Salvador. Confira a live que fizemos e o relato completo.

Adiamento da multa para pedestres e ciclistas — 16 de março
O DENATRAN decidiu adiar por um ano a implantação da multa para pedestres e ciclistas nas brasileiras — entenda nesse texto da Cidadeapé e do Idec porque essa é uma boa notícia, mas só por enquanto.

O pessoal caminhante que descobriu as principais marcas deixadas por mulheres no centro de SP

Passeio Elas na Cidade — 17 de março
Pela primeira vez, fizemos uma passeio focado nas contribuições das mulheres para a cidade de São Paulo, em parceria com o grupo SP por Elas. A atividade foi divulgada em reportagem no site da Veja SP e as fotos já estão publicadas no nosso Facebook!

Falando aos alunos da FGV sobre caminhabilidade

Índice Cidadão de Caminhabilidade na FGV — 20 de Março
Fomos convidadas pelo professor José Henrique Bertoluci, da Fundação Getúlio Vargas, a participar de uma aula do curso de imersão sobre cidades, com alunos do segundo semestre de Administração de Empresas. Apesar da chuva torrencial, aplicamos o Índice Cidadão de Caminhabilidade no entorno da faculdade e discutimos bastante sobre como tornar a cidade melhor para quem caminha.

Grupo de estudos Pensar a Cidade — 20 de Março
No último encontro discutimos o tema “Mulheres, meninas e o direito à cidade”, aproveitando o gancho do mês das mulheres. Confira o vídeo-resumo! -

Nós durante a gravação do programa “Sentindo nos Pés” com a vereadora

Sentindo nos Pés com Soninha — 27 de março
Gravamos a próxima edição do Sentindo nos Pés com a vereadora Soninha Francine, com quem caminhando pela zona oeste de São Paulo — onde a nossa videomaker Rachel Schein registrou imagens lindas. Confira a live que fizemos durante a gravação!

Webinar Cidades Seguras — 21 de março
Fomos convidadas pelo movimento Cidades Seguras a participar do primeiro webinar deles sobre inovação em segurança pública. Falamos sobre segurança de mulheres no espaço público e contamos sobre nossa experiência com a Auditoria de Segurança de Gênero e Caminhabilidade em Santana. Confira nossa apresentação no vídeo.

Falamos à TV sobre o que pode melhorar no conselho gestor da Paulista Aberta

Conselho Gestor da Paulista Aberta — 22 de março
Fomos surpreendidas pela iniciativa da Prefeitura Regional da Sé de publicar o edital de eleição de representantes da sociedade civil para o conselho gestor da Paulista Aberta — extremamente restritivo e, na nossa avaliação, pouco democrático. Publicamos um posicionamento coletivo contra as excessivas restrições e demos entrevista ao SPTV sobre o assunto. Desde o dia 27 de março também está no ar uma mobilização no site da Minha Sampa para tentar reverter essa arbitrariedade.

VEM AÍ..

Bixiga a Pé — de 4 de abril a 23 de maio
Já conhece o projeto Bixiga a Pé? Conheça, escolha sua recompensa e colabore com o crowdfunding!

Passeio a Pé Galerias do Centro — 14 de abril
Nosso próximo passeio acontece no centro e conta com a participação com o professor do Mackenzie Ed Lucchini. Garanta o seu lugar!

Grupo de estudos Pensar a Cidade — 17 de abril
Já temos nosso próximo encontro marcado, dessa vez para discutir Milton Santos

Projeto Cidades Afetivas
Gravamos uma entrevista para o projeto Cidades Afetivas e o vídeo deve sair em breve!

Até as próximas caminhadas!

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store