Image for post
Image for post

Por Onde Andamos em Maio

Conectadas em eventos e reuniões com caminhantes do mundo todo seguimos para impulsionar transformações para cidades caminháveis

Curso sobre Políticas Públicas de Abertura de Ruas Durante a Pandemia da COVID-19

Elaboramos e publicamos o curso curto de “Políticas Públicas de Abertura de Ruas durante a Pandemia da COVID-19” em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC. Em três vídeo-aulas, de aproximadamente 25 minutos cada, organizamos e expomos de forma didática, as políticas públicas e ações de urbanismo tático e redistribuição das ruas que vêm sendo realizadas ao redor do mundo para promover deslocamentos e lazer em segurança nos espaços públicos, durante as fases do distanciamento social e da pandemia.

A primeira aula aborda conceitos base de urbanismo para entender sobre as possibilidades de flexibilização de uso das ruas em situações emergenciais nas cidades. Na segunda aula são apresentados três casos de cidades que responderam de forma rápida. E a terceira aula mostra cinco soluções que estão sendo implementadas de forma combinada em diversas cidades com a intenção de criar novos hábitos e formas de estar e interagir no espaço público.

As aulas foram elaboradas e ministradas pelas urbanistas Leticia Sabino, presidente do SampaPé! e Louise Uchôa, colaboradora e analista de desenvolvimento institucional. Confira todas as aulas em nosso canal de Youtube e consulte as referências de cada uma aqui em nosso Medium (aula 1, aula 2, aula 3).

Image for post
Image for post

Campanha por ruas para Mobilidade Ativa durante a Pandemia

Passados dois meses desde o início do isolamento social em São Paulo, e com a falta de ação das autoridades da cidade para fazer políticas de mobilidade e cidades condizentes ao momento, articulamos a campanha “Ruas para mobilidade ativa durante a pandemia”. Nela pedimos ao Secretário de Mobilidade e Transportes e ao Prefeito de São Paulo para criar um plano emergencial de mobilidade ativa. O intuito é que sejam implementadas ações a curto e longo prazo como rotas de ciclovias temporárias e expansão de área para deslocamento a pé, através de extensões de calçada e destinando o espaço das ruas para modos ativos, de forma integrada.

Image for post
Image for post

Participação no Peatoline — Fórum Online de Pedestres do México

A Leticia Sabino participou do inédito evento mexicano que reuniu pessoas dos diversos setores para discutir sobre mobilidade a pé, pedestrianização e caminhabilidade. Sua participação foi na mesa de “Estratégias para caminhabilidade” (em espanhol “Estrategias Peatonales) junto a outras três mulheres que tem uma trajetória de trabalhos voltados para o desenvolvimento urbano e a ativação das cidades através de estratégias de caminhabilidade e mobilização urbana em diversos setores: a Indira Kempis, Senadora por Nuevo León, a Carina Arvizu, Subsecretária da SEDATU (a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do México) e a Maite Ramos Gómez, presidenta da Coparmex CDMX.

Na conversa foram apresentadas estratégias possíveis em diversas escalas, e a Leticia, enfatizou que as estratégias de cidades caminháveis precisam ser construídas com as pessoas, e as pessoas precisam ter as ferramentas para imaginar e sonhar cidades mais humanas e caminháveis, veja a conversa completa aqui.

Image for post
Image for post

Participação na Jane’s Walk São Paulo

No início de maio aconteceu a Jane’s Walk São Paulo, evento anual e mundial em defesa do caminhar nas cidades que leva o nome de Jane Jacobs, ativista e urbanista estadunidense que defendia que a vitalidade das cidades é resultado da vida nas ruas, a pé. Neste ano, o evento foi online e a Leticia Sabino participou junto às parceiras de caminhada Silvia Stuchi da Corrida Amiga, Kelly Fernandes da Cidadeapé, com mediação da Wans do CalçadaSP. É possível ver a conversa na íntegra aqui.

Participação no Podcast Cidades Possíveis

A Letícia teve uma inserção no podcast Cidades Possíveis, conduzido pela Eveline Trevisan — coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans e do Programa Pedala BH — e com participação da Jéssica Lima, do perfil de instragram A transportista, e Rosa do Wuppertal Institut. No episódio falou-se sobre o pós-pandemia nas cidades e centros urbanos e as possíveis soluções voltadas para mobilidade urbana. Nossa contribuição foi para pensar a cidade a 15 minutos, conceito que está ganhando mais relevância pelo momento atual e que foi explorado em alguma medida pela pesquisa Viver em São Paulo: Pedestres, da Rede Nossa São Paulo e Ibope, com nossa colaboração junta a outras organizações de mobilidade a pé.

Escute o episódio do podcast aqui.

Image for post
Image for post

Participação no webinar Cidades em transição, Hackeando Futuros

A Leticia foi uma das convidadas para falar no evento Cidades em transição — Hackeando Futuros, da Estação Hack com curadoria do Garimpo de Soluções, para falar sobre elementos da reinvenção das cidades. A Leticia finalizou com a afirmação do presente possível e do futuro desejável: “O presente é caminhante, o futuro é caminhável”. Também participaram do evento a Alexandre Lafer CEO da Vitaconbr, Gustavo Bertazzola, Cofundador e CEO da Bynd, Raquel Schramm, Cofundadora do Entregali, e o deputado federal Marcelo Calero do RJ.

Image for post
Image for post

Publicamos o texto: Brasília não é óbvia quando percorrida a pé

A Leticia Sabino escreveu um texto sobre (re)conhecer Brasília a pé. Sobre as frustrações, surpresas e ideias que surgem no caminho dos eixos monumentais às superquadras. Brasília completou 60 anos no dia 21 de abril e compartilhamos com vocês as nossas reflexões sobre a sua caminhabilidade.

“O aniversário quase me escapou, mas em tempos de isolamento, lembrei-me das caminhadas que tive oportunidade de fazer por lá no ano passado e que me despertaram para o belo, o não belo, e também para o “não óbvio” da famosa cidade modernista”

Para ler clique aqui.

Image for post
Image for post

Participação no Webinar do Como Anda

O Como Anda organizou o webinar com tema “Reconquistando espaços para pessoas” para estudar e conversar sobre urbanismo tático e ações pela defesa da mobilidade a pé. Com mediação de Victor Andrade, do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ (LABMOB), Leticia Sabino falou sobre a experiência de mobilização da Paulista Aberta e do Programa Ruas Abertas de São Pauloarticulado pelo SampaPé! e Minha Sampa. Também participaram a Ana Carolina Nunes, para colaborar com as Ruas Abertas, a Hannah Machado, da Vital Strategies, e Danielle Hoppe, do ITDP. Reunimos aprendizados e apontamos oportunidades para ações que podem ser aperfeiçoadas, adaptadas e replicadas. Assista aqui .

Participação na Live Caminhar e Fotografar

Como parte do concurso UtopiaSP organizado pela Instituto Via Cultural, a Leticia esteve na live no instagram para falar sobre o olhar caminhante, a relação entre sair para fotografar e derivas, a presença do ritmo das pessoas fotografando as cidades criando novos usos nas ruas e espaços públicos.

Reunião Federação Internacional de Pedestres

Estivemos mais uma vez reunidas com organizações do mundo todo para conversar sobre como se articular no nível mundial em defesa das cidades caminháveis e com mais espaço e qualidade para as pessoas. Foi destacada a recomendação da OMS de promoção ao deslocamento a pé e por bicicleta durante a pandemia como forma de apoiar soluções de modos ativos nas cidades.

Image for post
Image for post

Webinar Painel de Segurança Viária

Nesta quarta, dia 03.06, a Leticia Sabino irá participar do Webinar de abertura do “Painel de Segurança Viária de 2020”, junto ao Pedro do Carmo, da Vital Strategies no Brasil e Gitane Leão, da Fundação Profissão Motofrete para conversar sobre Segurança Viária e COVID-19: Análises, políticas e intervenções viárias na pandemia. Se inscreva aqui.

Image for post
Image for post

Análises e Resultados da Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia

Agradecemos a todos que participaram e ajudaram a divulgar a Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia, que realizamos em parceria com o coletivo Metrópole 1:1. Encerramos o questionário no dia 26/05 com 1010 respostas, e estamos estudando e preparando o relatório com os resultados que divulgaremos em breve!

Image for post
Image for post

Formulário de inscrição de atividades Semana do Caminhar 2020

Com o tema de 2020 definido, (re)caminhar e se (re)apropriar dos espaços públicos, estamos preparando, pensando e organizando as atividades que farão parte dessa da Semana do Caminhar. Juntos às organizações parceiras vamos pensar em atividades, discussões e explorar novas possibilidades, como a oportunidade de realizarmos um evento online simultâneo com todos. O formulário vem aí para as organizações parceiras e mês que vem traremos muitas novidades e atualizações!

Colabore com o SampaPé! Assine nossa campanha:

benfeitoria.com/sampape

Assine a nossa newsletter no WhatsApp! Mande um “oi” para:

bit.ly/oisampape

Image for post
Image for post

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store