Por Onde Andamos em Junho

Olha o frio…é mentira! Com calor ou frio, o caminhar continuou firme

Contra as propostas de afrouxamento da fiscalização de trânsito — 11 de junho
Junto a várias organizações da sociedade civil, assinamos uma nota pública de oposição ao projeto de lei enviado pela presidência da República ao Congresso. Consideramos que as propostas de alteração do Código de Trânsito Brasileiro até agora apontadas contribuem para aumentar ainda mais a insegurança no trânsito do País.

Dois anos do Estatuto do Pedestre sem regulamentação — 13 de junho

Junto com outras organizações, como Corrida Amiga e Cidadeapé, assinamos a nota de indignação pela não regulamentação do Estatuto do Pedestre, cuja sanção comemoramos há 2 anos. Entenda mais sobre o que está em jogo nestas reportagens da CBN e do portal Mobilize.

Image for post
Image for post

Liderança Feminina na Gestão Urbana — 19 a 21 de junho

A convite do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Leticia esteve em Washington para o workshop da organização de Liderança Feminina na Gestão Urbana. O encontro reuniu 32 mulheres da América latina entre prefeitas, parlamentares, secretárias e representantes de ONGs para falar sobre questões urbanas e liderança. Foi uma experiência única e riquíssima para fortalecer a ação por cidades caminháveis entre as mulheres em posição de liderança.

Image for post
Image for post

Índice Cidadão de Caminhabilidade na Semana de Prevenção de Quedas de Idosos nos SESCS — 25 a 29 de junho

Estivemos nos SESCs Carmo, Ipiranga, Guarulhos e São Carlos para realizar o Índice Cidadão de Caminhabilidade (ICC) com a geração 60+. Em breve, publicaremos um texto contando como foi. As caminhadas foram cheias de trocas e de olhares cuidadosos para as ruas, e também foi a primeira vez que as recém treinadas no ICC, Ana Laura, Fernanda e Nataly, participaram. E elas arrasaram!

Vídeo do Brechas Urbanas

Brechas Urbanas — 26 de junho

“Experimentar a Cidade” foi o tema do Brechas Urbanas de junho no Itaú Cultural, em que Leticia esteve ao lado de Murilo Romão, com mediação de Monique Evelle, contando como usamos a experiência como ferramenta de incidência política, participação social e de ressignificação da cidade. Para quem não pode ir, é possível acompanhar o vídeo do debate.

Image for post
Image for post
Oficina de Mapas e Aplicativos para Explorar a Cidade

Mapas e Aplicativos para Explorar a Cidade na Semana de Prevenção de Quedas de Idosos nos SESCS — 27 de junho

Desenvolvemos uma oficina inédita para empoderar e capacitar pessoas com mais de 60 anos a explorar a cidade fazendo uso de mapas digitais e em papel, que foram realizadas nos SESCs Guarulhos e Carmo. O mapa do Bixiga, por exemplo, foi usado para fazer exercícios de definição de rota e escolha de atrativos para visitar (aliás, o mapa pode ser baixado e acessado no Google Maps)

Image for post
Image for post
Parabéns para a Paulista Aberta com intervenção do Meiofio

IV anos de Paulista Aberta — 29 de junho

Estivemos na Paulista comemorando os quatro anos que a via foi aberta pela primeira vez como “teste” para a política pública que acontece hoje. Isso depois de um ano que estivemos mobilizando, incidindo e pressionando com a Minha Sampa. Na celebração, o coletivo Meiofio fez esta intervenção de presente para a via. Quem quiser conhecer uma pouco mais da história da Paulista Aberta pode assistir à Websérie “Pessoas ou Carro?”, disponível no YouTube.

Image for post
Image for post

Camisetas comemorativas Paulista Aberta por Juliana Russo

Para celebrar o programa de maior sucesso de ressignificação de espaços públicos da cidade, que temos orgulho de haver idealizado e impulsionado, pedimos para a Juliana Russo criar uma estampa especial. Agora, você pode desfilar por aí o seu apoio a uma cidade mais humana, ao SampaPé! e à Juliana! As camisetas custam 42 reais. Mande um email para contato@sampape.org e garanta a sua!

Minhocão e Patinetes em debate no Conselho Municipal

No último mês aconteceram duas reuniões do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes e a Ana Carolina do SampaPé, que é conselheira de Mobilidade a Pé, esteve presente. A primeira, extraordinária, abordou o Plano de Intervenção Urbanística do “Parque Minhocão” e o seu resumo pode ser conferido neste vídeo. Já a segunda reunião teve como pauta principal a regulamentação de serviços de compartilhamento de patinetes na cidade (confira aqui o resumo).

Guia Mulheres na Cidade — 30 de junho

Foi concluído com sucesso o processo de financiamento coletivo do projeto Mulheres na Cidade. Como o financiamento foi parcial, em breve traremos novidades sobre as próximas etapas!

VEM AÍ…

Está rolando o concurso #DescobriAPé — 1 a 29 de julho

Participe do concurso #DescobriAPé, entre 1º e 29 de julho! Compartilhe, seguindo as instruções da imagem, suas histórias e descobertas que só puderam ser acessadas caminhando — por exemplo, placas sobre elementos históricos, nome de plantas, animais, histórias de bairros, arquitetura e obras de arte. As fotos selecionadas serão publicadas nas redes da #SemanadoCaminhar2019, um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar.

Semana do Caminhar 2019 — Aprender Caminhando

Entre 4 e 10 de agosto, acontecerá a Semana do Caminhar. O evento, articulado pelo Sampapé, pretende chamar atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de locomoção.

“Aprender caminhando” é o tema deste ano, de forma a valorizar o potencial educativo de caminhar. Fique ligado em nossas redes e confira aqui o calendário de atividades!

Índice Cidadão de Caminhabilidade no SESC São Carlos — 27 de julho

Vamos levar o Índice Cidadão de Caminhabilidade para o SESC São Carlos! Trata-se da nossa metodologia que ajuda a população a avaliar a qualidade dos espaços a partir da perspectiva de quem caminha. A atividade é gratuita e deve ser reservada na Central de Atendimento da unidade.

Obrigada por nos acompanhar e nos apoiar em mais um mês de caminhada!

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store