Por Onde Andamos em Junho

À base de muita canjica e quentão, fizemos muitas atividades esse mês!

Image for post
Image for post
Caminhando na Lapa com o Prefeito Regional

Sentindo nos Pés na Lapa — 05 de junho
Gravamos o último episódio desta temporada do Sentindo nos Pés com Carlos Eduardo Fernandes, prefeito regional da Lapa. Fizemos uma transmissão ao vivo no meio do trajeto e o prefeito regional publicou um belo relato sobre a caminhada disponível no link. Em breve o vídeo estará no ar.

Caminhada com alunos Holandeses — 05 de junho
Alunos holandeses do mestrado em Administração de Empresas em Roterdã visitaram a São Paulo, por intermédio da Fundação Getúlio Vargas, para fazer um trabalho sobre espaços públicos. Para ajudá-los a estudar o tema, realizamos uma caminhada pelo Bixiga até a Praça 14 bis, discutindo a formação da cidade e dos espaços públicos.

Bicicultura — 8 a 10 de junho
Estivemos no Rio de Janeiro, no maior encontro nacional de organizações que promovem o uso da bicicleta nas cidades brasileiras. O Bicicultura aconteceu no Museu do Amanhã e lá nos apresentamos em dois painéis: Mobilidade Ativa nas Eleições e Gênero e Mobilidade. Mobilidade Ativa nas Eleições é uma campanha que estamos co-realizando com a UCB para que as candidaturas estaduais e federais assumam compromissos com a mobilidade ativa e no painel de Gênero e Mobilidade contamos sobre o projeto Mulheres Caminhantes.

Image for post
Image for post

Alcançamos a meta para realizar o projeto Bixiga a Pé — 12 de junho
Com mais de 150 colaboradores, conseguimos alcançar a meta da campanha de financiamento coletivo e vamos finalizar e publicar o mapa do Bixiga a Pé.

Debate “O cotidiano e a coletividade na apropriação dos espaços públicos” — 12 de junho
A convite do coletivo Maria da Gente da rua Maria Antônia, a Ana participou do debate sobre espaços públicos realizado no Mackenzie.

Image for post
Image for post
Leticia apresentando o Sentindo nos Pés no Velo-city Rio 2018

Velo-city Rio de Janeiro- 12 a 15 de junho
Leticia Sabino nos representou no Velo-city, evento internacional de bicicletas que também aconteceu no Rio de Janeiro para apresentar o Sentindo nos Pés e Mulheres Caminhantes. Confira a transmissão ao vivo da apresentação do Sentindo nos Pés e vídeo da apresentação do projeto Mulheres Caminhantes.

Ruas abertas do Rio — 17 de junho
Aproveitando a visita ao Rio de Janeiro a Leticia fez uma transmissão diretamente das Ruas Abertas da orla do Rio de Janeiro, mostrando como funciona por lá e o que serviu de inspiração para a Paulista Aberta e as Ruas Abertas em São Paulo.

Image for post
Image for post

Grupo de estudos Pensar a Cidade — 19 de junho
No encontro de junho usamos como base o texto do Michel de Certeau sobre caminhar nas cidades. Foi a primeira vez que o encontro aconteceu no Espaço Cidade Humana, onde agora estamos localizados.

Conselho Municipal de Trânsito e Transportes — 20 de Junho
Participamos da reunião de Junho do CMTT, que teve como tema o Plano de Segurança Viária do Município. Fizemos uma publicação de lá e é possível ver toda a reunião na transmissão feita pelo Ciclobr.

Talks CasaCor — 21 de junho
A convite da Zoom Arquitetura e da Lao Design e Engenharia, participamos de uma conversa na calçada em frente à entrada da CasaCor sobre Cidades Caminháveis junto com a Cidade Ativa.

Image for post
Image for post
José Armênio, presidente da SPUrbanismo, participando do Sentindo nos Pés

Sentindo nos Pés com José Armênio — 22 de junho
Publicamos o quinto episódio desta temporada do Sentindo nos Pés em que levamos o presidente da SPUrbanismo a caminhar no centro da cidade, é possível ver o episódio e ler o relato completo.

Image for post
Image for post
Mapa Vá a Pé atualizado

Mapa Vá a Pé atualizado — 25 de junho
Atualizamos o mapa Vá a Pé, que mostra os minutos caminhando entre as estações de Metrô (com a velocidade média de 4,5km/h), incluindo as estações inauguradas no último ano (nas linhas amarela e lilás). Dá para baixar em PDF no link: http://bit.ly/vaape2018

Decreto de Calçadas — 30 de junho
Nós nos juntamos à Cidadeapé para promover um encontro aberto à sociedade civil para discutir e fazer sugestões e proposições ao Decreto de Calçadas que foi anunciado pela Comissão Permanente de Calçadas. Esta transmissão mostrou o fechamento do encontro. As sugestões serão compiladas e enviadas aos participantes e à Comissão.

Mulheres Caminhantes
Foram publicadas duas matérias sobre o projeto Mulheres Caminhantes, no Portal Aprendiz e na Gazeta do Povo. Além disso, fomos contempladas pelo Fundo CASA para continuar o projeto Mulheres Caminhantes do Terminal Santana com a implementação de uma das soluções propostas pelas participantes.

Relato Mulheres Mobilizam Mulheres (Women Mobilize Women)
Leticia relatou e contou alguns destaques do evento inédito na Alemanha que reuniu mulheres do mundo todo trabalhando com mobilidade urbana em um texto no Medium do SampaPé!.

VEM AÍ…

Image for post
Image for post

Grupo de Estudos Pensar a Cidade — 17 de julho
Vamos refletir e discutir com base no texto do antropólogo britânico Tim Ingold, que discorre sobre o caminhar como método de aprendizagem no artigo “O DÉDALO E O LABIRINTO: CAMINHAR, IMAGINAR E EDUCAR A ATENÇÃO”. Confira o evento!

Oficina Sentindo no Pés — 26 de julho
Já pensou em levar autoridades da sua cidade para caminhar? Participe da nossa Oficina Sentindo nos Pés! O SampaPé! promove o projeto Sentindo nos Pés, que leva tomadoras e tomadores de decisão de São Paulo para viver a realidade da cidade caminhando. Agora queremos compartilhar o nosso “modo de fazer” com outras organizações para ajudar a replicar iniciativas similares em outros lugares. Detalhes no evento.

Image for post
Image for post

Passeio a Pé Liberdade — 28 de julho
Em julho, primeiro passeio do segundo semestre, vamos explorar o bairro da Liberdade junto com o grupo PISA : cidade + pesquisa permeando as camadas de história do bairro para muito além do bairro asiático da cidade. Os ingressos já estão disponíveis e tem mais informações no evento!

Campanha #aCidadeMeDisse — a partir do dia 16 de julho
No dia 16 de julho começa a campanha #acidademedisse, no qual cidadãos e cidadãs são convidados a compartilhar fotos de como a cidade se comunica com quem caminha — “que mensagens nos são ditas ao andar a pé?”. Sinalização, placas de rua, pixos, grafites, e outras artes urbanas, são tantas formas por qual a cidade se comunica conosco diariamente. As imagens deverão compor posteriormente uma exposição para chamar atenção ao tema.

Semana do Caminhar — 5 a 11 de agosto
A proposta do evento é promover atividades que promovam o caminhar e falem sobre estar nas ruas caminhando nas cidades nas mais variadas formas — filmes, debates, caminhadas, intervenções no espaço público, exposições, etc. O tema da Semana do Caminhar de 2018 é “Poder Caminhar”, já que andar a pé é a forma mais elementar de estar no espaço público mas que muitas vezes nos é negado ou expõem os caminhantes a riscos ao mesmo tempo em que escolher caminhar é um ato político. Convidamos organizações a serem parceiras da Semana do Caminhar fazendo o cadastro aqui até o dia 13/jul: gg.gg/VamosCaminhantes . Caso a sua organização já tenha atividades programadas para esta semana, aproveite para cadastrá-las aqui, até 31/jul: gg.gg/AtividadesCaminhar

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store