Por Onde Andamos em Fevereiro

Instituto Caminhabilidade
4 min readMar 21, 2019

No mês mais curto do ano, falamos muito de mobilidade!

A mulherada que se juntou para melhorar as ruas de Santana

Graffitaço Mulheres Caminhantes — 02 de fevereiro
Rolou a última da série de intervenções na região do Terminal Santana, na Zona Norte de SP, colocadas em prática na região a partir de propostas feitas por mulheres usuárias de transporte público como soluções para melhorar as condições de segurança de gênero e caminhabilidade. Teve roda de conversa com representantes da luta das mulheres em Heliópolis e do coletivo Magic Minas, graffitaço no Museu Aberto de Arte Urbana com Cleo Moreira e colagem de adesivos com informações sobre linhas de ônibus nos pontos. Essa é a reta final do projeto #MulheresCaminhantes! Terminal Santana, cocriado pelo SampaPé! e pela Rede MAS — Mulheres Atuando pela Sustentabilidade em parceria com o Fórum das Mulheres da Zona Norte.

Programa Capital Natural
Saiu a íntegra da participação da Leticia, junto com a Mariana do Instituto COURB, no programa Capital Natural, da BandNews. Elas discutiram como diferentes grupos da sociedade civil têm, de maneira descentralizada e local, agido para compensar a ausência de iniciativas e de gestão pública na área de mobilidade a pé.

Reunião Câmara Temática Mobilidade a Pé — 7 de fevereiro
No dia 7 aconteceu a primeira reunião do ano da Câmara Temática de Mobilidade a Pé da cidade de São Paulo. O secretário de Mobilidade não compareceu, mas a CET apresentou o trabalho que vem fazendo para mapear a rede de mobilidade a pé. Confira o resumo em vídeo.

Rádio USP — 13 de fevereiro
Leticia Leda Sabino participou do programa Ambiente é o Meio, da rádio USP. Em entrevista ao professor Marcelo Pereira de Souza, ela defendeu a priorização dos pedestres quando se pensa em solução para os transportes nas cidades brasileiras.

Mapa Vá a Pé — 14 de fevereiro
Lançamos a versão mais atualizada do mapa Vá a Pé, com as distâncias entre as estações do Metrô. Baixe a sua!

Guia de Pinheiros — 14 de fevereiro
Foi lançado oficialmente o Guia de Pinheiros, do qual a Leticia participou apontando alguns lugares que só dá para conhecer a pé no bairro, como a Praça Mateus Grou e a Escadaria da Alves Guimarães. Você pode pegar seu exemplar o Goose Island Brewhouse, no Largo da Batata.

Blog na CartaCapital — 18 de fevereiro
Aproveitando que o tema está “quente”, discutimos neste texto as questões que surgem com a chegada de patinetes elétricos sem estações e o uso de bicicletas elétricas

Webinar Ruas Abertas da NACTO — 26 de fevereiro
A Leticia participou de um webinar super legal da NACTO (National Association of City Transportation Officials) sobre Ruas Abertas, junto com o Aaron Paley, presidente e cofundador da Community Arts Resources (CARS) e da CicLAvia em Los Angeles, o maior evento de ruas abertas nos Estados Unidos. Ela contou sobre a experiência com a Paulista Aberta em São Paulo e como essas iniciativas contribuem para cidades melhores.

VEM AÍ…

Índice Cidadão de Caminhabilidade na Saúde — 26 de março
Na próxima terça, dia 26/03 às 9h30 na manhã, vamos aplicar a metodologia do Índice Cidadão de Caminhabilidade no entorno da estação Saúde do Metrô em um projeto em parceria com o CADES Vila Mariana, Fórum Agenda 2030, Ecobairro — São Paulo, Horta Comunitária da Saúde, Subprefeitura Vila Mariana e SVMA — Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para unir o plantio em calçadas a iniciativas que transformam as ruas em ambientes melhores para caminhar! Inscreva-se para participar!

Obrigada por nos acompanhar e nos apoiar em mais um mês de caminhada!

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática