Image for post
Image for post

Por Onde Andamos em Dezembro

Fechamos esse ano tão desafiador produzindo conteúdos, fazendo ações e planejando os passos de 2021

Resultados da Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia — Etapa 1

Nós e o Metrópole 1:1 estamos muito felizes em publicar e disponibilizar para consulta o relatório da Etapa 1 da Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia. Você pode acessá-lo aqui. Foram muitas análises importantes e interessantes que iremos levar na caminhada de 2021 para pensarmos em propostas de políticas públicas e a retomada dos espaços públicos com segurança após a pandemia. Obrigada a todas e a todos que participaram e ajudaram a divulgar!

Alguns resultados:

  • O maior desejo das pessoas de mudança nos espaços públicos na cidade no pós pandemia é de aumento da arborização (75%) e de criação e manutenção de praças (68,8%);
  • Com a situação da pandemia, 87,6% refletiram que a cidade seria menos poluída caso houvesse menos circulação de carros;
  • Antes da pandemia, a atividade que as pessoas indicaram que mais realizavam nos espaços públicos era passear (a pé, de bicicleta ou outros modos ativos), por 74,7%. Na etapa 1 da pesquisa, em maio, apenas 6,3% indicaram ainda estar passeando nos espaços públicos; já na segunda etapa, em outubro, aumentou para 34,7% — cerca de 6 vezes em relação ao período de isolamento mas ainda metade de antes da pandemia.

Leia o relatório completo em nosso ISSUU: https://bit.ly/sampape_issuu

Faça o download: http://bit.ly/RelatorioEtapa1

Comemoração 5 anos Paulista Aberta

Tivemos o último encontro em comemoração aos 5 anos da Paulista Aberta, em parceria com o SESC Avenida Paulista, reunimos pessoas incríveis para falar deste assunto tão importante que é mudar o paradigma das cidades como lugar de convivência! Foi renovador encontrar e criar novos vínculos para caminhar, conversar, trocar perspectivas e pensar a cidade que a Paulista Aberta ajuda e pode nos inspirar a construir. Saímos renovadas, provocadas e inspiradas em fazer muito mais pela construção de uma São Paulo mais humana, acessível, justa e caminhável.

Perdeu ou quer rever algum encontro? Acesse nossa playlist do YouTube clicando aqui.

No último encontro saímos animadas já com um plano de ação de ir mudando a Paulista cada vez mais para as pessoas de forma gradual. E o primeiro passo é no ano que vem poder desfrutar desse espaço público em segurança aos domingos e feriados.

Legibilidade Jardim Gaivotas — Para Onde Vamos?

Como parte do plano de ação do projeto “Para Onde Vamos? Por uma agenda de mobilidade nas periferias de São Paulo”, criamos sinalização de legibilidade com as distâncias a pé e de bicicleta dos principais equipamentos do Jardim Gaivotas na Península do Cocaia, como forma de aproximar e valorizar os locais do território, assim como estimular a priorização dos deslocamentos ativos. O plano é coordenado pelo IABSP, Instituto Aromeiazero e com apoio da 99.

Participação em conversas para Plano Paisagístico

A Leticia foi convidada para dialogar sobre caminhabilidade, legibilidade, paisagem e Paulista Aberta nos encontros entre Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a FAU-USP para pensar em um Plano Paisagístico para avenidas.

Reforçando a importância da paisagem na escala humana para convidar pessoas diversas a conviverem no mesmo espaço, a pé. Estaremos atentas aos avanços no próximo ano!

O Cenário da pandemia pode gerar cidades caminháveis? — Artigo na Revista MONU

Agora você pode ler o artigo A situação da pandemia pode gerar cidades caminháveis?Can the pandemic situation generate walkable cities? — que escrevemos para o volume #33 da revista holandesa MONU publicada em outubro.

Disponibilizamos o artigo em inglês (original) e português em nosso Medium:

https://bit.ly/sampape_monueng

https://bit.ly/sampape_monuport

No artigo refletimos sobre como a Pandemia colocou a falta de caminhabilidade nas grandes cidades em evidência e quais soluções têm sido desenvolvidas ao redor do mundo, comparando as variações do que tem sido feito, e quais os efeitos, em cidades europeias e latino-americanas de acordo com a complexidade e exigências de cada contexto, uma vez que a nossa distribuição espacial segregadora é consideravelmente mais desafiadora. Concluímos em um tom otimista sugerindo que é o momento de fazer um pacto global por cidades caminháveis!

Planejamento 2021

Desde novembro estamos nos reunindo semanalmente para fazer o planejamento de 2021. Preparamos pés, cabeça e coração para planejar os próximos passos e sermos mais resilientes no caminho que vem pela frente.

Temos ideias, planos e projetos muito importantes que estamos elaborando com dedicação e nos organizamos para atuar mais em cada uma das nossas frentes de trabalho: (in)formar e capacitar pessoas; produzir conhecimento; criar e articular redes; transformar os espaços; engajar o poder público.

Será um ano de engajar o início de mandatos municipais no tema, levar a discussão do paradigma das cidades atrelados ao ambiente escolar que também exige transformações, estudar as novas dinâmicas dos espaços públicos, criar mais cursos e formações nos assuntos que tanto nos dedicamos, criar novas redes de projetos que deixam as cidades mais caminháveis e muito mais!

Estamos preparadas para começar 2021. Venham caminhar com a gente!

Conteúdos para se reenergizar para 2021

Chegamos ao final de 2020, um ano com muitos desafios em que aprendemos muito sobre resiliência e regeneração. Por isso iremos nos recolher por uns dias, para voltarmos com mais disposição na promoção de cidades mais justas e caminháveis no ano que se aproxima.

Mas, como se recolher é tempo também de descobrir, contemplar e ampliar as perspectivas, selecionamos alguns conteúdos para que possam desfrutar com calma:

PARA SOLTAR A CRIATIVIDADE

  • Que tal usar sua criatividade e fazer uma mensagem para colocar na sua janela? Aqui damos algumas ideias de como fazer.

PARA CAMINHAR

  • Vai sair para caminhar? Você pode aproveitar para ouvir o nosso podcast Cidades Caminháveis ou o episódio do Caos Planejado em que a Leticia fala sobre caminhabilidade, urbanismo tático e perspectiva de gênero.

PARA PENSAR E SE INSPIRAR

  • Quer ampliar as ideias e repertórios para pensar o uso dos espaços públicos e os efeitos da abertura de ruas e avenidas? Veja os nossos papos de comemoração dos 5 anos da Paulista Aberta.

Descanse os pés e vem continuar essa caminhada em 2021

Estaremos nos reenergizando e caminhando descalças e sem rumo entre os dias 22 de dezembro e 10 de janeiro. Desejamos que você caminhante também se reenergize para 2021. Somos muito gratas em poder compartilhar nossos passos e caminho com vocês. Muita saúde, tranquilidade e caminhares neste final de ano e que venha 2021!

Assine a nossa newsletter no WhatsApp! Mande um “oi” para:

bit.ly/oisampape

Image for post
Image for post

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store