Por Onde Andamos em Agosto

Celebramos a Semana do Caminhar caminhando junto a iniciativas parceiras de todo o Brasil

Image for post
Image for post

Semana do Caminhar 2019– 04 a 10 de agosto
Celebramos a terceira edição do evento nacional com iniciativas parceiras em 11 cidades. Para ver como foi, acesse o Balanço Final, onde contamos sobre todas as frentes de ação, atividades e destaques.

Abertura Semana do Caminhar — 04 de agosto
Para dar o pontapé inicial no evento promovemos a abertura no SESC Avenida Paulista, com um debate sobre a pergunta “Aprendemos Caminhando?”, juntando acadêmicos e estudiosos no tema com quem está botando a mão na massa. Confira nosso relato e assista a transmissão online do evento na íntegra.

Image for post
Image for post
Conversa após apresentação dos dados da pesquisa, mediada por Leticia

Pesquisa Viver em São Paulo: Pedestre — 06 de agosto
Em parceria com a Rede Nossa São Paulo, foi lançada a pesquisa sobre deslocamentos a pé na cidade durante a Semana do Caminhar. No evento, a Leticia mediou uma conversa sobre os resultados e desdobramentos com a Meli Malatesta e Kelly Fernandes. Confira os resultados da pesquisa e as matéria no SPTV e na CBN sobre os dados, com os comentários da Leticia.

Jornal da Cultura — 07 de agosto
A Leticia esteve na bancada do Jornal da Cultura para comentar as matérias relacionadas com espaço público e cidades. Na ocasião, falou sobre assédio em espaço público, mobilidade a pé e calçadas, e programas de uso de espaços públicos como a Paulista Aberta. Confira o vídeo na íntegra.

Happy Hour Chamada Cívica — 14 de agosto
Infelizmente não ganhamos o recurso da Chamada Cívica para fazer a ativação comunitária e transformação da praça da Bernardino de Campos. Mas participamos do happy hour para conhecer os projetos contemplados, conectar-se e ver como dar seguimento ao nosso projeto.

Concrete Show e Concurso Rua do Futuro — 15 de agosto
A Leticia esteve na Concrete Show, a convite da Associação Brasileira de Cimento Portland, para palestrar sobre “Caminhabilidade e a Rua do Futuro”. Na mesma ocasião, entregou as premiações do prêmio Rua do Futuro, do qual foi jurada.

Image for post
Image for post
Sinalização na Praça da Liberdade

Emplacando a Cidade — 16 de agosto
Começamos a iniciativa #emplacandoacidade, que a cada mês se propõe a instalar uma sinalização em um local na cidade. Neste mês instalamos uma sinalização na Praça da Liberdade (falamos mais sobre ela aqui). A iniciativa pretende fazer uma revolução na forma como a cidade e as ruas se comunicam e dialogam com as pessoas, tendo as pessoas a pé no centro e valorizando a memória, o afeto, o caminhar, o aprendizado e as reflexões.

Caminhabilidade em Centros Históricos Iguape — 20 de agosto
A Leticia e a Ana estiveram no município de Iguape (SP) no encontro da Associação de Prefeituras de Cidades-estância do Estado de São Paulo sobre Mobilidade em Centros Históricos. Elas falaram sobre caminhabilidade e iniciativas para as cidades e caminharam avaliando alguns aspectos da região com as pessoas participantes.

Image for post
Image for post
Eixo Monumental, em Brasília (DF), sem carros aos domingos

Ruas Abertas pelo Brasil — 25 de agosto
A Leticia e o Andrew estiveram visitando o Eixão aberto para as pessoas em Brasília (DF). O SampaPé! está procurando apoio para projeto de criar uma rede de ruas abertas e treinamento para que aconteçam mais pelo Brasil. Conhece alguma organização que poderia apoiar? Escreva pra gente!

Para ler e se informar

Image for post
Image for post

De brinquedo a solução de mobilidade: até onde os patinetes conseguem chegar — Metrópoles
A Leticia participou como matéria densa e completa do Metrópoles sobre os patinetes nas cidades: “Letícia conta que a maioria dos estudiosos na área afirma que a solução é, na verdade, aproximar as residências dos locais de trabalho e apostar em um transporte público mais eficiente. Ela defende que precisamos entender os patinetes como uma etapa na construção de uma cidade do futuro, não como a solução de todos os problemas, principalmente pelo acesso ainda elitizado. “Precisamos mudar a estrutura, não apenas inserir meios”, diz a especialista.” Confira a matéria completa.

Artigo “¿Cómo observar y evaluar el espacio público con las mujeres para contribuir con la construcción de ciudades seguras y sostenibles?” — Revista URBS
Foi publicado na Revista de Estudos Urbanos e Ciências Sociais da Universidade de Almeria na Espanha, o artigo que a Leticia e a Ana escreveram junto com a Alice (Rede MAS) sobre desigualdade de gênero no espaço urbano e na mobilidade e sobre a metodologia Mulheres Caminhantes. Leia o artigo.

APOIE

Image for post
Image for post
Camisetas Paulista Aberta

Camisetas Paulista Aberta por Juliana Russo
Para celebrar o programa de maior sucesso de ressignificação de espaços públicos da cidade, que temos orgulho de haver idealizado e impulsionado, pedimos para a Juliana Russo criar uma ilustração especial. Veja o vídeo da Juliana contando da inspiração. E adquira a sua agora mesmo por 42 reais (+ frete) . Mande um email para contato@sampape.org e garanta a sua!

VEM AÍ…

Design Cities 2019: Toronto — 9 a 12 de setembro
A Leticia está em Toronto no evento da NACTO para apresentar sobre a construção e funcionamento da Paulista Aberta na mesa “Free For All: Managing and Expanding People-Focused Street Events” (Aberto a todos: gerindo e expandindo eventos de rua para pessoas- tradução livre).

Lançamento Publicação #Descobriapé — 22 de setembro
Vamos lançar a publicação online #Descobriapé com as fotos mais votadas no concurso da Semana do Caminhar este ano para refletir sobre as descobertas e aprendizados caminhantes.

Arena ANTP — 24 a 26 de setembro
Vamos apresentar nosso artigo, escrito junto com a Cidadeapé, sobre participação cidadã na construção do Decreto de Calçadas de São Paulo.

Walk21 Rotterdam — 6 a 10 de outubro
A Leticia irá apresentar a Semana do Caminhar e o Passeia Jardim Nakamura no maior evento global de iniciativas de caminhabilidade.

Obrigada por nos acompanhar e nos apoiar em mais um mês de caminhada!

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store