Image for post
Image for post

Por Onde Andamos em Abril

Procuramos caminhos para “percorrer” durante o isolamento social e manter ativa a reflexão sobre os espaços públicos e a caminhabilidade

Paulista Aberta em Casa

Com o período de isolamento se prolongando a saudade das ruas, de estar com pessoas, de trocar através de cultura e lazer só aumenta. Pensando nisso, organizamos a primeira edição do festival Paulista Aberta Em Casa, uma série de lives com artistas que se apresentam frequentemente na Paulista Aberta, e foi um sucesso. Nesse momento é fundamental criarmos essas conexões, apoiar os artistas, relembrar como e porque a Paulista Aberta nasceu e manter a sua esfera viva e aquecida para quando pudermos voltar às ruas juntos!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Aula sobre Avaliação dos Espaços Públicos no México

A Leticia Sabino, presidente do SampaPé!, participou de uma aula na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) sobre Ferramentas de Avaliação dos Espaços Públicos, foi convidada, a convite da ONG Camina, compartilhando um pouco de algumas das nossas metodologias como o Sentindo nos Pés, o Índice Cidadão de Caminhabilidade e o Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero — confira aqui . Em tempos de isolamento a gente aproveita as conexões virtuais para ir mais “longe” e continuar pensando e avaliando os espaços públicos para gerar melhores cidades para vivermos e convivermos!

Image for post
Image for post

Artigo sobre soluções para cidades mais caminháveis observadas em Toronto, Canadá

Em 2019, a Leticia Sabino foi a Toronto para a conferência “Design das Cidades 2019” (Designing Cities 2019) e aproveitou para percorrer muitas partes da cidade caminhando e pedalando atenta a soluções para tornar as cidades mais caminháveis. Destacamos 6 dessas soluções em um artigo que você pode conferir aqui no nosso Medium e também em nosso blog no Mobilize.

Image for post
Image for post

Reunião da Federação Internacional de Pedestres

Organizações de todos os continentes, membras da Federação Internacional de Pedestres (IFP), se reuniram online para refletir sobre os caminhos e soluções para cidades mais caminháveis agora e após a pandemia.

Image for post
Image for post

Exercícios de observação das ruas pela janelas — em inglês e espanhol

Em março criamos 5 exercícios de observação das ruas através das janelas, que promovemos através dos stories em nosso instragram (@sampapesp). Agora você pode encontrar o passo a passo dos exercícios aqui em nosso medium em português, inglês e espanhol!

Image for post
Image for post

A Semana do Caminhar de 2020 já tem um tema!

A Semana do Caminhar de 2020 já tem 43 organizações e iniciativas parceiras, de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, que juntas votaram e escolheram o tema “Recaminhar e se reapropriar da cidade”, que propõe refletir sobre as relações das pessoas com as ruas e espaços públicos no contexto durante e após a pandemia. A Semana do Caminhar 2020 acontecerá entre os dias 2 a 8 de agosto.

Vem aí!

Image for post
Image for post

Pesquisa: Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia

O SampaPé! Junto ao coletivo Metrópole 1:1 lançou uma pesquisa para entender a relação entre as pessoas e os espaços públicos durante e após a pandemia da COVID-19. As respostas ajudarão na construção de novas políticas públicas e a pensar em melhorias para os espaços públicos. Você pode acessar o questionário através do link abaixo. Leva cerca de 15 min e ficará disponível até 24/05. Participe e nos ajude a divulgar!

bit.ly/cidade_pandemia

Image for post
Image for post

Curso de Políticas Públicas de Abertura de Ruas durante a Pandemia da
COVID-19

Em breve estará gratuitamente disponível nas redes do Centro de Pesquisa e Formação do SESC o curso que elaboramos sobre políticas públicas de abertura de rua durante a pandemia da COVID-19. Serão três aulas divulgadas semanalmente no mês de maio. Para saber mais, fique ligado em nossas redes sociais e plataformas.

Image for post
Image for post

Cidades em Transição, Hackeando Futuros — 18 de maio

A Leticia vai estar neste papo online junto a pessoas de vários setores que influenciam na transformação das cidades da Estação Hack, o primeiro centro para inovação aberto do Facebook com curadoria da Garimpo de Soluções. Inscreva-se aqui

O que temos de novo?

Image for post
Image for post

Lançamos nossa campanha de apoio recorrente!

Demos um passo muito importante no SampaPé! e queremos contar com você nesta caminhada.

Nos formalizamos como ONG em 2017, após 5 anos de atuação relevante na cidade mas sem poder se dedicar completamente ao que acreditamos. Ainda assim foram muitas conquistas para a humanização da cidade: abrimos a Paulista para todos, descobrimos roteiros e lugares da cidade que mudou completamente o olhar de muita gente sobre o caminhar, levamos muitos tomadores de decisão a sentir nos pés o caminhar na cidade e se sensibilizar, criamos uma metodologia cidadã de medir caminhabilidade e estamos empoderando cidadãos e comunidades, criamos a Semana do Caminhar e muito mais.

Chegou o momento em que percebemos que precisamos seguir essa caminhada com mais infraestrutura, uma boa metáfora seria que precisamos um pavimento melhor, continuidade, segurança e conforto, bancos para sentar. Por isso, criamos uma campanha de apoio mensal e te convidamos a caminhar com a gente Você colabora com o que puder (começa com 10 reais) e a gente se compromete em não sossegar enquanto as cidades não forem ótimas para nós todos circularmos por aí desfrutando e se encontrando.

Para saber mais e colaborar é só visitar: benfeitoria.com/sampape

Assine a nossa newsletter no WhatsApp! Mande um “oi” para:

bit.ly/oisampape

Image for post
Image for post

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store