Demos muitos passos incríveis neste ano

Terminamos 2018 muito orgulhosas de todos os passos e caminhos criados e com muita força para o próximo ano

Para nós, trabalhar em rede é a base para gerar cidades mais caminháveis. Por isso 2018 foi um ano cheio de novas ideias e projetos — sempre em colaboração. Fizemos muitas coisas em nossas duas frentes de atuação: promover a cultura do caminhar e humanizar as cidades. Confira!

CAMINHAR

Em 2018 realizamos 15 passeios a pé! Além dos roteiros já tradicionais, como Bixiga e Galerias do Centro, promovemos passeios inéditos através de novas parcerias e formatos. Percorremos a Paulista Aberta, aproveitando para observar e refletir sobre as transformações da via, voltamos à Liberdade, em parceria com o PISA, fomos a Higienópolis com a Nara do Janelas de SP, exploramos a história de Ermelino Matarazzo com o Caminhada das Quebradas e ressignificamos o centro em um roteiro sobre as contribuições das mulheres para a história de São Paulo, com o coletivo Elas na Cidade. Junto com o Zé Bueno, do Rios e Ruas, caminhamos até na 23 de maio aberta! No dia Mundial Sem Carro, promovemos uma Caminhada Fotográfica pelo centro. Por fim, em parceria com o SESC, realizamos o passeio para crianças usando o Diário da Caminhada, uma ferramenta lúdica destinada a pequenos caminhantes exploradores. Além dos passeios a pé tradicionais, também levamos estudantes de arquitetura e de mestrado em sustentabilidade para conhecer a cidade caminhando, refletindo e discutindo.

Image for post
Image for post
Foto: Andrew Oliveira

Em maio, lançamos o Bixiga a Pé, um mapa inédito para percorrer o bairro caminhando, que só foi viabilizado graças a uma campanha de financiamento coletivo.

Com apoio do Fundo Casa Cidades e em parceria com o Instituto COURB, realizamos o “Passeia, Jardim Nakamura”, um projeto inédito de “legibilidade cidadã” na periferia da Zona Sul! Em dezembro rolou o mutirão cidadão de instalação de sinalização a pedestres. Em parceria com a rede MAS, lançamos o relatório do projeto Mulheres Caminhantes! Também com o apoio do Fundo Casa Cidades, iniciamos em setembro a sua continuação. Nessa etapa ajudamos a fazer acontecer ações de melhoria na caminhabilidade e segurança de gênero no entorno do Terminal Santana.

CELEBRAR

Image for post
Image for post

Na segunda edição da Semana do Caminhar, que acontece sempre na semana do dia 8 de agosto, dia mundial do pedestre, o mote foi o nosso direito a caminhar nas cidades. Em 2018, 32 organizações de 10 cidades diferentes se juntaram a nós!. Neste ano, a imprensa e algumas prefeituras também começaram a adotar a usar a data para chamar atenção sobre o tema.

Image for post
Image for post

Também estivemos presentes em prêmios e festivais! Nosso projeto “Sentindo nos Pés” foi finalista do Premia Sampa na categoria Inovação Aberta. Um dos episódios do Sentindo também foi exibido na mostra Cine Y Movilidad no México! E o vídeo do projeto “Mulheres Caminhantes!” foi selecionado para o festival Mobifilm na categoria Vídeo-Mulher.

INCIDIR

Image for post
Image for post

Realizamos a segunda temporada do Sentindo no Pés, projeto que leva autoridades para caminhar na cidade. E até criamos uma cartilha para mostrar como fazer o projeto em outras cidades (link), para que mais grupos e pessoas usem esta metodologia de fazer incidência através da empatia e da experiência, de modo a gerar espaços mais amigáveis e caminháveis.

Fomos convidadas a falar sobre nossa experiência da Paulista Aberta, no Advocacy HUB e no curso de Advocacy da FGV, e na Virada Sustentável no IMS. Além disso, foi ano de eleição do Conselho gestor da Paulista Aberta, que estamos acompanhando através do Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento das Ruas Abertas, que estamos buscando restituir e fortalecer.

Nos juntamos à UCB e ao GET-UFPR para co-coordenar a campanha Mobilidade Ativa nas Eleições, de forma a promover a pauta da Mobilidade a pé e por bicicleta nas eleições de 2018.

Seguimos presentes e atuantes nas duas instâncias formais de participação social com relação à mobilidade a pé em São Paulo, o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e Câmara Temática de Mobilidade a Pé, que acontecem mensalmente.

Image for post
Image for post

Continuamos de olho nas legislações e ações da prefeitura com relação a mobilidade a pé. Por isso em junho, junto com a Cidadeapé, organizamos um evento para impulsionar a participação social na construção do novo decreto de calçadas proposto pela Comissão Permanente de Calçadas da Prefeitura.

COMPARTILHAR

Em 2018 o nosso Grupo de estudos teve 10 encontros, nas terceiras terças-feiras de cada mês. Lemos textos sobre derivas, gênero e do consagrado geógrafo Milton Santos. Alguns dos encontros foram resumidos em vídeos no nosso Facebook.

Também espalhamos a “palavra do caminhar” por diversos espaços! Participamos de painéis e rodas de conversa na reunião da ABRAPS, no Mackenzie, na CasaCor, na Prefeitura de Suzano, na Escola do Parlamento, no Jane’s Walk, da Conferência Cívica Mobilidade e Mulheres, da formação Feminismo Sobre Duas Rodas e de dois webinars: um sobre segurança nas cidades, com Cidades Seguras, e outro sobre Ruas Completas, com o WRI Brasil.

E não para por aí! Participamos de uma aula na FGV, de um debate online promovido pelo dérive Lab e ministramos um minicurso no SESC Paulista. Além disso, aplicamos oficinas como a do Índice Cidadão de Caminhabilidade no Centro de Formação do Sesc, e sobre o projeto Mulheres Caminhantes no SESC Carmo e com a Prefeitura de João Pessoa.

Image for post
Image for post

Como gostamos de andar longe, nos apresentamos em eventos internacionais como o Fórum Social Mundial em Salvador, Women Mobilize Women, em Leipzig, Velocity, no Rio de Janeiro e Walk21 em Bogotá. Também trocamos experiências com outras organizações em eventos nacionais, como o Bicicultura, o Festival Wired no Rio de Janeiro, o Festival Path em São Paulo, a Semana de Arquitetura de Taubaté, o Seminário Qualidade do Ar em Centros Urbanos e o Encontro Nacional Bike Anjo em Belém.

Em novembro inauguramos um blog no site da Carta Capital para discutir nossas cidades a partir da perspectiva do caminhar, que junta forças à nossa coluna no Mobilize. Também demos várias entrevistas à imprensa, contando dos nossos projetos e dando opinião como especialistas. E para manter o público sempre bem informado sobre nossas atividades, passamos a publicar a nossa newsletter mensalmente no Medium e enviá-la por e-mail. Se quiser saber melhor o que fizemos em dezembro, confira aqui!

Com a certeza de que avançamos bastante, mas que ainda podemos fazer muito mais para melhorar a experiência de caminhar nas cidades, nos despedimos de 2018! Obrigada por caminhar conosco!

Written by

ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store