Começamos 2021 revendo os passos de 2020 e fazendo incidência política pelo caminhar!
Gênero e Cidades: Guia Prático e Interseccional para Cidades mais Inclusivas do BID
O trabalho do SampaPé! por caminhabilidade e igualdade de gênero nas cidades fez parte da publicação “Gênero e Cidades: Guia Prático e Interseccional para Cidades mais Inclusivas” do BID, que traz um compilado de materiais sobre planejamento urbano focado em incluir diferentes características de quem habita a cidade: gênero, raça, orientação sexual, idade e condição física.
Faça o download e leia a publicação aqui:
por Leticia Sabino e Louise Uchôa — SampaPé!
Artigo originalmente publicado em inglês na revista MONU #33 — ISBN 18603211
Mover-se na cidade durante a pandemia
Dois meses e onze dias após o início de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia por COVID-19. Para conter a ameaça que estava se alastrando, pessoas e autoridades tiveram que criar estratégias coletivas e mudar seus comportamentos. Esta batalha entre vírus e humanidade também colocou em xeque a existência e manutenção de uma das criações humanas mais importantes: as cidades…
by Leticia Sabino and Louise Uchôa — SampaPé!
Article originally published on issue #33 of MONU magazine — ISBN 18603211
Moving in the city during the pandemic
Two months and 11 days after the start of 2020, the World Health Organization (WHO) declared a pandemic by COVID-19. To contain the spreading menace, people and authorities had to create collective strategies and change behaviours. This battle between virus and human kind also threatened the existence and maintenance of one of the major human creations: cities. …
No mês marcado pela perda violenta de uma colega de luta, foi necessário recolhimento, regeneração e ação
Marina, presente!
A dor da perda da Marina não vai passar. Não aceitamos viver em cidades, com políticas, espaços e governantes que naturalizam os assassinatos diários de pessoas que estão simplesmente se deslocando ou usufruindo pelos espaços públicos da cidade. Em São Paulo, de acordo com os do Relatório de Acidentes da CET de 2019, 28 pessoas são mortas por mês atropeladas caminhando e cerca de 3 pessoas por mês, pedalando. Essa violência é inaceitável, esse modelo de cidade é inaceitável! Foi dessa…
Avaliando os impactos da ampliação de calçada na rua de acesso a uma das principais zonas comerciais da cidade. A ação que foi um pontapé para ações rápidas focadas em mobilidade ativa na cidade, considerando a urgência da pandemia.
O dimensionamento das calçadas em São Paulo é insuficiente para promover deslocamentos a pé com distâncias seguras entre as pessoas na pandemia e a segurança viária. Levantamento do Instituto Cordial mostrou que 73% das calçadas da cidade tem menos de 2,9 metros de largura.
As calçadas da Ladeira Porto Geral estão…
Para garantir a segurança diversos países criaram estratégias para deslocamentos mais rápidos e serviços mais próximos das pessoas
Por Leticia Sabino e Louise Uchôa
Este artigo foi originalmente publicado na Carta Capital
Imagine um bambolê com quatro metros de diâmetro pendurado nos seus ombros enquanto caminha nas calçadas da cidade. Até onde você conseguiria chegar sem ter a passagem bloqueada por um poste ou ter que se jogar na via?
Esse aparato descrito é uma “máquina de distanciamento social” desenvolvida por um geógrafo, em Toronto, para mostrar a dificuldade de caminhar mantendo o distanciamento físico recomendado durante a pandemia (de…
ONG que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades.